Mingau de Quinua com Banana

Essa é uma receitinha dedicada aos pequenos de seis meses que irão começar a descobrir o mundo da alimentação sólida agora. Esse mingau é riquíssimo em vitaminas, proteína vegetal e fibras. Não tem açúcar ou qualquer nome esquisito entre os ingredientes. Usei água para ficar bem leve e apropriada para os bebes, mas você pode usar leite de vaca ou extratos vegetais (coco, amêndoa ou arroz) para os maiorzinhos (conforme orientação do pediatra)

mungau                                                                                                                                 Foto: Bruna Romaro

Aqui em casa era campeão de audiência. O Rafael aceitou bem a textura e o sabor. Até hoje ele ama MIGAU no café da manhã.

 

Receita

Rendimento – 1 porção

Indicada para bebês a partir de seis meses

Tempo de preparo – 10 minutos

Ingredientes

1/2 xícara de quinua em flocos

1 banana prata em rodelas

uma pitada de canela (opcional)

1 xícara de água

Numa panela coloque a banana e a canela (se for usar) e aqueça em fogo baixo. Pingue um pouco de água para umedecer o fundo da panela e não queimar a banana. A medida que ele aolecer amasse com o garfo. Junte a quinua e mexa. Junte a água e mexa até engrossar.

 

Sirva morno.

 

Eu já postei algumas receitas com quinua e sempre comento sobre seus benefícios. Hoje vou transcrever um texto completo sobre esse super alimento. Não deixe de ver outras opções deliciosas para bebes e crianças com Quinua no livro de receitas do blog.

 

Publicado no site minhavida.com.br

 

Quinoa: a proteína em grão

Ela traz benefícios para os músculos e para a saúde cardiovascular

Amplamente consumida na região dos Andes, a quinoa é considerada um pseudo cereal. Isto é, ela possui os mesmos nutrientes que os cereais propriamente ditos, como arroz e trigo, mas suas características de plantio e crescimento são diferentes.

Principais nutrientes

Composição da quinoa para cada 100 gramas
Calorias (Kcal) 336
Carboidratos (g) 68,3
Proteínas (g) 12,1
Lipídios (g) 6,1
Água (g) 10,8
Fósforo (mg) 302
Cálcio (mg) 107
Fibras (g) 6,8
Ferro (mg) 5,2
Tiamina (mg) 1,5
Niacina (mg) 1,2
Riboflavina (mg) 0,3
Ácido Ascórbico (mg) 1,1

A quinoa é um alimento de alto valor biólogo, ou seja, possui todos os aminoácidos essenciais que o nosso corpo precisa para funcionar corretamente.

Ela também é fonte de cálcio, ferro e ácidos graxos ômega 3 e 6. Como qualquer cereal, é muito rica em fibras, sendo portanto uma ótima fonte de carboidratos para a alimentação. Além disso, a quinoa possui quantidades importantes de vitaminas do complexo B.

Benefícios da Quinua

Por ser rica em proteínas, a quinoa ajuda no fortalecimento muscular, principalmente para quem pratica atividades físicas. Suas quantidades significativas de ômega 3 e 6 são importantes aliados na prevenção de doenças cardiovasculares e redução do colesterol. Ela também ajuda no fortalecimento dos ossos e prevenção de doenças como osteoporose e hipertensão, devido a suas quantidades de cálcio.

As vitaminas do complexo B presentes na quinoa são parte essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso, manutenção muscular e síntese de hormônios. Além disso, as fibras presentes no grão dão a sensação de saciedade, podendo favorecer o emagrecimento. Ela também é rica em zinco, um nutriente que atua no fortalecimento do sistema imunológico e nos processos de cicatrização. Por fim, também é um grão recomendado para pessoas que possuem doença celíaca, já que não contém glúten.

Comparações com outros alimentos

  • A quinoa é uma das melhores fontes de proteína do reino vegetal: cada 100g de quinoa possui 12g de proteínas, quantidade superior a encontrada na soja, no trigo, no arroz e na aveia, mas inferior a encontrada na chia.
  • O grão também ganha disparado quando o assunto é quantidade de gorduras: são 6,1g de lipídeos em 100g de quinoa contra 1,5g do trigo e 10,2g da aveia, por exemplo – e é importante lembrar que as gorduras presentes na quinoa são o ômega 3 e o ômega 6, ambas benéficas para o organismo, ajudando principalmente na prevenção de doenças cardiovasculares.
  • Ela também é um dos grãos que tem maior teor de ferro (10,9mg por 100g de quinoa), perdendo apenas para o amaranto (17,4mg por 100g). Essas quantidades de ferro são aproximadamente 550 vezes maiores que as encontradas no feijão.
  • Possui cerca de 66mg de cálcio por 100g do grão, quantidade superior a do arroz, trigo, centeio, feijão e cevada, mas inferior a da aveia, do milho, da soja, da linhaça, do amaranto e da chia, que entre todos os grãos é a mais rica em cálcio.

Confira essa tabela que compara a quinoa com o trigo e a aveia, dois grãos largamente consumidos pelos brasileiros:

Composição dos grãos de quinoa em relação a outros cereais (100g)

Quinoa Trigo Aveia
Calorias (Kcal) 336 330 405
Carboidratos (g) 68,3 71,6 68,5
Proteínas (g) 12,1 9,2 10,6
Lipídios (g) 6,1 1,5 10,2
Água (g) 10,8 16,5 9,3
Fósforo (mg) 302 224 321
Cálcio (mg) 107 36 100
Fibras (g) 6,8 3 2,7
Ferro (mg) 5,2 4,6 2,5
Tiamina (mg) 1,5 0,2 0
Niacina (mg) 1,2 2,8 0
Riboflavina (mg) 0,3 0,8 0
Ácido Ascórbico (mg) 1,1 0 0

Fontes consultadas:

Nutrólogo Roberto Navarro, da Associação Brasileira de Nutrologia
Nutricionista Israel Adolfo, especialista em fisiologia pela Unifesp

Tammy Achkar

2 comentários. Faça o seu.

10:18:24Good Content. The great secret to fullness is very simple: Sharing. Thank you!

Mônica

E ela ajuda no intestino será? Minha bebê tem intestino preso…

Deixe um comentário