Gelatina de ameixa – Especial Catraquinha

Gelatina é uma sobremesa que está presente na infância de qualquer criança. Infelizmente hoje sabemos que a versão industrializada pode ser gostosa mas esconde muitos malefícios como açúcar, adoçantes dietéticos e corantes. Por isso a gelatina do Primeiras Colheradas é super natureba.gelatina de ameixa                                                                                                                        Foto: Bruna Romaro

 

A versão caseira é mais azedinha pois leva só a fruta. Se a criança for acostumada desde pequena aceitará sem problemas. Só percebe quem já provou a de saquinho açucarada. Mas para adequar ao paladar das crianças mais velhas, eu adocei essa receita com mel. Ele é opcional e só pode fazer ser usado se a gelatina for oferecida para crianças maiores de 12 meses.

Existem ainda um benéfico adicional na gelatina de ameixa, ela ajuda a regular o intestino. Por isso é ótima opção para ajudar os pequenos em suas rotinas de fraldas e banheiro. E para fechar com chave de ouro usei agar agar que é natural de algas e gelatiniza em temperatura ambiente.

 

Receita

Indicada para crianças acima de 12 meses

rendimento 7 porções

Dura 72 horas na geladeira

Tempo de preparo – 40 minutos

Ingredientes

6 ameixas mel bem maduras e doces

2 colheres de sopa de mel

1 colher de chá de agar agar

500 ml de água (+ o necessário para corrigir o nível final)

 

Leve as ameixas ao fogo com a água. Ferva e deixe cozinhar por 20 minutos em fogo baixo. Reserve o chá de ameixa. Retire as frutas da panela, descarte os caroços e amasse bem a polpa com um garfo. Coloque o chá de ameixa mais a fruta amassada em um liquidificador e bata. Verifique a quantidade final de liquido e complete com  quantidade de água necessária para juntar 500 ml de suco. Volte o suco para panela. Coloque o mel e mexa. Assim que levantar fervura junte o agar agar. Porcione em potinhos e deixe esfriar em temperatura ambiente. Leve a geladeira.

 

Tammy Achkar

4 comentários. Faça o seu.

Mariana

Gostaria de saber se a gelatina pode ser feita com ameixas secas.
E também onde encontro o agar agar.

Obrigada!!

Tatiana

Adorei a receita. Mas eu tenho uma dúvida. Sei que mel é proibido para bebês com menos de 1 ano. Eu queria saber se o ágar-ágar pode ser consumido (minha filha tem 10 meses). E existe a opção de outras frutas mais maduras, pra que eu não precise adoçar?

Carla Zamboni

Bom dia, para fazer de outros sabores faço o mesmo processo de cozimento da ameixa para qualquer fruta?

    Tammy Achkar

    Tammy Achkar

    Author

    Carla na verdade não. As gelatinas naturais podem ser feita com o fruto da fruta. Aqui no blog tem uva verde, tangerina e goiaba sem cocção. De uma olhada :)

2 Trackbacks

  1. By Alimentação: Gelatina é saudável? | on 5 de janeiro de 2016 at 12:54
  2. […] Do nosso parceiro Primeiras Colheradas […]

Deixe um comentário