Bolo de limão – especial Catraquinha

Mais uma receitinha preparada especialmente para nossa parceria com o Catraquinha

 

Esse bolo limão tem receita clássica que usa a técnica de bolo cremoso (leva gordura e mais da metade do volume em farinha) substituindo o leite por extrato de amendoa para que os pequenos com APLV possam se deliciar. O glacê é opcional. Sei que não é uma cobertura saudável, mas seguindo o lema de coma o que quiser desde que faça em casa, ela pode ser oferecida em dias especiais e de festa.Bolo de limão                                                                                                                                                    Foto: Bruna Romaro

 

Eu opto por usar TODOS os ingredientes orgânicos. Compro farinha Mirella Integral e Branca, faço o extrato de amêndoa em casa, açúcar demerara, ovos e limões orgânicos. Admito que não fica uma receita barata, mas garanto a integridade e frescura dos ingredientes. Sem nomes esquisitos e transgênicos.

 

Receita

Indicada para crianças maiores que 24 meses

Rendimento – bolo de 1/2 kg

Tempo de preparo – 15 minutos mais 45 de forno

Ingredientes

Massa

1 1/2 xicara de farinha integral

1 1/2 xícara de farinha branca

2 colheres de chá de fermento em pó

uma pitada de sal

200g de creme vegetal em temperatura ambiente

1 xícara de açúcar demerara

4 ovos

1 xícara de chá de extrato de amêndoa

1 xícara de amêndoa em lascas (opcional)

Raspas de dois limões

 

Pré aqueça o forno a 180°. Unte com farinha e creme vegetal uma forma de bolo com furo no meio. Numa tigela junte as farinhas, o fermento, o sal e as amêndoas. Na batedeira bata o creme vegetal até ficar clarinho e macio. Junte o açúcar e bata ate ficar homogêneo. Junte os ovos um a um batendo bem a cada adição. Depois de obter uma mistura homogênea adicione aos poucos os ingredientes secos intercalando com extrato de aveia. Quando a massa estiver uniforme junte as raspas de limao e bata em velocidade baixa só para misturar. Coloque a massa na forma e leve para assar por 45 minutos ou até que fique dourado (teste se está assado usando um palito de dentes). Espere o bolo esfriar para desenformar.

 

Glacê

1 xícara de açúcar de confeiteiro peneirada

3 colheres de sopa de suco de limão

 

Em uma tigela misture o açúcar ao suco de limão. Mexa até formar uma calda grossa. Derrame sobre o bolo frio.

 

Bolinho caseiro, criança saudável, mamãe feliz

 

 

 

Tammy Achkar

One Trackback

  1. […]  Do nosso parceiro Primeiras Colheradas […]

Deixe um comentário