Feijoadinha Baby

Tem coisa mais gostosa que feijoada nos dias frios de inverno? Que tal uma receita adaptada e adequada para os bebês a partir dos 7 meses? Além de deliciosa essa feijoadinha é rica em antioxidantes importantes para o fortalecimento do organismo, é ótima fonte de vitaminas e minerais como vitamina A, selênio, manganês, ferro e cobre. A combinação perfeita de sabor e nutrientes.

feijoadinha baby                                                                                                                                      Foto: Bruna Romaro
Indicada para bebês a partir de 7 meses
Rendimento – 6 porções
Tempo de preparo – 1 hora (+8h de molho do feijão)
1 xícara de chá de feijão preto (ou o de sua preferencia) – 170g
1 pedaço médio de músculo – 70g
1/2 beterraba pequena em rodelas – 50g
1/2 cenoura em rodelas – 50g
½ cebola picada – 30g
½ dente de alho picado – 3g
1 folha de louro
5 xícaras de caldo caseiro de legumes caseiro ou apenas agua (1,250L)
Sal a gosto
Azeite para refogar
1 xícara de arroz branco ou integral cozido (empapado) – 130g
4 folhas de couve
Coloque o feijão de molho na noite anterior ao cozimento e troque a água uma vezes durante esse período. Descarte a água do molho e reserve o feijão.  Na panela de pressão coloque um fio de azeite e espere esquentar, junte a cebola e o alho e deixe perfumar. Refogue a carne rapidamente. Junte 2 xícaras de caldo e feche na pressão. Cozinhe em fogo baixo po 20 minutos a partir da pressão . Enquanto isso enrole as folhas de couve e corte em tirar finas. Numa frigideira coloque 50ml de água. Junte as folhas em tiras e deixe-as murchar mexendo para não queimar. Coloque as folhas em um processador de alimentos e processe até que sejam trituradas (para facilitar a mastigação das folhas pelo bebê) e reserve. Tire a panela da pressão do fogo e deixe que ela perca a pressão naturalmente. Abra a panela e junte o feijão, a cenoura, a beterraba, a folha de louro, sal a gosto e o restante do caldo. Feche novamente na pressão e cozinhe em fogo baixo por 40 minutos após pegar pressão. Deixe a panela de pressão fora do fogo perdendo a pressão. Abra e separe a carne e descarte a folha de louro. Pique a carne com uma faca de serra até que fique com aspectos de processada. Junte novamente ao feijão.
Montagem.
Amasse o arroz bem cozido e empapado com um garfo e reserve. Também com a ajuda de um garfo amasse a mistura de feijão e carne. Monte o pratinho do bebe com uma porção de arroz, uma da feijoadinha e uma de couve.
Congelamento – a feijoadinha pode ser congelada por 90 dias lembrando que depois de descongelada deve ser consumida e não pode ser recongelada.
Tammy Achkar

Um comentário. Faça o seu.

Andreia

Muito obrigada por essay receitas. Son nova aqui, onde encontro a receita do caldo caseiro de legumes, frango e carne? E do molho de tomate (vi pessoas citando esse molho power no Instagram)! Obrigada

Deixe um comentário