Extrato (“leite”) de amêndoas
O extrato (“leite”) de amêndoas é uma excelente opção para as crianças por ser muito nutritivo, naturalmente adocicado e ter um aroma irresistível.
Foto: Bruna Romaro
A amêndoa é rica em magnésio, ferro, cálcio e vitamina E, portanto é indicada para tratamentos de anemia, fraqueza e dificuldades hepáticas. Além disso ela ajuda reduzir o colesterol ruim e por ser rica em fibras ajuda na digestão.
Para agradar mais as crianças eu gosto de combinar baunilha na receita. O ideal é usar as sementes da fava ou uma essência de excelente qualidade (existem opções importadas).
Receita
200 gramas de amêndoas
600 ml de água
Sementes de uma fava de baunilha ou 1 colher de chá de essência de baunilha
Coloque as amêndoas de molho da noite para o dia. Abra a fava de baunilha com uma faca e raspe as sementes de dentro. No liquidificador junte a mistura de amêndoas e as sementes de baunilha (ou a essência) e água por cinco minutos. Com a ajuda de um pano de prato limpo coe a mistura apertando a massa com cuidado para extrair todo o líquido.
Existe a opção de adoçar o extrato. Se esse for o caso, use uma colher de sopa de mel ou xarope de agave. Junte à mistura ante de bater no liquidificador.
Uma sugestão bem aceita pelas crianças é fazer uma vitamina com 200 ml de extrato de amêndoas, uma banana prata congelada e uma colher de sopa de cacau (100%) em pó. Fica um “achocolatado” maravilhoso e saudável.
2 Trackbacks
[…] bem leve e apropriada para os bebes, mas você pode usar leite de vaca ou extratos vegetais (coco, amêndoa ou arroz) para os maiorzinhos (conforme orientação do […]
[…] livro de receitas você vai encontrar Extrato de Amêndoas, Extrato de Aveia e Extrato de […]