Baião de Dois Baby
Acordei com uma vontade imensa de comer Baião de Dois no restaurante Colher de Pau em Fortaleza. Huuummm um dos meus pratos prediletos.
Na receita original vai carne de sol, feijão de corda, torresmo, arroz, queijo coalho, manteiga de garrafa e coentro. Ingredientes fortes para os pequenos, por isso resolvi fazer uma versão baby para que o meu Rafa pudesse almoçar comigo.
Foto: Bruna Romaro
O feijão de corda tem um sabor bem característico e combinado com o coentro fica perfeito. Por isso os mantive na nova versão. Para ficar mais nutritivo adicionei quinua que é fonte de fibras. Usei arroz arbóreo para dar cremosidade no lugar da manteiga de garrafa e por fim troquei o queijo por abobora para dar um toque macio e adocicado.
Ficou delicioso!!!
Para bebês entre 7 e 10 meses recomendo amassar todos os ingredientes. Para bebês a partir dos 10 meses que já mastigam podem provar a versão mais inteirinha porque a textura da receita é bem cremosa e fácil mesmo para gengivinhas sem dentes.
Receita – Indicada para bebês a partir de 7 meses (amassado)
Rendimento – 4 porções (250g)
1 xícara de arroz arbóreo
1/4 xícara de quinua em grãos (deixada de molho e remolho por 12 horas)
1 xícara de feijão de corda (deixado de molho e remolho por 2 horas)
150g de músculo
1 cebola
1/2 dente de alho
1/2 cenoura
1/2 salsão
1/2 abobora paulista cortada em cubinhos e cozida no vapor
Coentro a gosto picado
Fio de azeite
Sal a gosto
Numa panela de pressão junte a carne, metade da cebola, a cenoura em rodelas grandes e o salsão em pedaços grandes. Coloque água ate cobrir e sobrar dois dedos. Feche a panela e conte 10 minutos após pegar pressão. Desligue o fogo e deixe a panela perder a pressão naturalmente. Enquanto isso, pique a cebola e o alho. Coloque um fio de azeite numa panela. Junte o alho e a cebola e refogue até amolecer. Junte o arroz e a quinua. Refogue até que os grão de arroz estejam com as pontas transparentes e o meio opaco. Abra a panela de pressão e com a ajuda de uma concha e uma peneira retire o caldo de carne que se formou e jogue-o sobre o refogado de arroz e quinua. Coloque o caldo até cobrir e sobrar três dedos de liquido. Abaixe o fogo da panela de arroz e deixe cozinhar. Enquanto isso, coloque o feijão dentro da panela de pressão junto com a carne e corrija o nível de liquido com água, até cobrir e sobrar três dedos. Feche novamente e leve para cozimento por mais 15 minutos contatos a partir da pressão. Observe a panela de arroz para não queimar e se precisar junte um pouco de água para acabar o cozimento. Deixe a panela de pressão perder naturalmente a pressão. Abra a panela, separe a carne e desfie-a (você pode usar a batedeira para facilitar essa etapa). Separe o feijão de corda com a ajuda de uma peneira dispensando o caldo (queremos o feijão bem sequinho).
Finalização – Numa tigela (bowl) junte o arroz com quinua, o feijão, a carne desfiada, a abobora e o coentro. Misture bem. Três gotinhas de limão realçam o sabor como um passe de mágica.
Bebê saudável, mamãe feliz
4 comentários. Faça o seu.
Martha
Hello tto every , for the reason that I am genuinely eager of reading this blog’s
post to be updated on a regular basis. It consists of pleasant information.
Leticia
Nossa… vcs foram um achado duplo… Primeiro pq sou mãe de primeira viagem e minha sogra cozinha muuuuito!!!
Depois pq estou fazendo faculdade e vcs viram um pequeno trabalho!!!!
Larissa Paganini
Tammy, tudo bem?
Não via a hora do Enrico fazer 7 meses e começar a fazer suas receitinhas “baby” !
Estou com uma dúvida, esse baião de dois baby, e a feijoadinha baby, posso congelar? (eu acredito que sim, mas como em outras receitas vi especificado tempo de congelamento, etc… fiquei na duvida! obrigada!)
bjinhos
Larissa
Ana luiza junqueira
Querida Tammy eu sou uma avó de primeira viagem que adora cozinhar,agradeço muito vc por estar por dentro da alimentação saudável da minha neta Luiza,tenho recomendado muito seu blog pois estou aprendendo muito.abraços
One Trackback
[…] Do nosso parceiro Primeiras Colheradas […]