Saladinha de tomates, cenouras, salsinha e quinua
A segunda palavra que meu Rafa aprendeu a falar (depois de mamãe) foi “MATE”. Desde pequeno Tomate sempre foi o campeão de audiência por aqui.
A partir dos 8 meses comecei fazer saladinha bem picadinha de tomate, alface e pepino e ele adorava! Aos 12 meses ele já mastigava muito bem e passou a comer a salada já em pedaços maiores ou até mesmo tomate cereja inteiro.
Tomate é um fruto rico em licopeno que é um forte agente antioxidante e anticancerígeno. Além disso ele é rico em potássio, vitamina C e Cromo.
Outra hortaliça que eu ofereço desde os 6 meses é a salsinha. Muitos usam essa plantinha apenas como decoração, mas o que nem todo mundo sabe é que ela tem super poderes. A salsinha é rica em vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina C e vitamina D. Quanto aos sais minerais a ela é rica em cálcio, enxofre, ferro, fósforo, magnésio e potássio.
Eu sempre finalizei os pratinhos do meu filho com um punhado de salsinha picada crua. As hortaliças e os legumes crus possuem mais nutrientes que as suas versões cozidas, pois a cocção causa a oxidação dos vegetais.
Oferecer saladinha para os pequenos é importante para a formação do paladar e para garantir uma boa absorção de nutrientes. Mas, lembre-se que tomates são ácidos e por isso podem gerar assaduras. O ideal é oferecer em refeições e dias intercalados.
Receita (rende duas porções)
1/2 tomate amarelo picado bem fininho
1/2 tomate vermelho picado bem fininho
1/2 cenoura picada e cozida no vapor
1/2 xícara de quinua cozida
1/2 xícara de salsinha picada bem fininha
azeite a agosto
sal a gosto
Junte os ingredientes usando as mãos para que fiquem bem homogêneos. Junte o azeite e o sal.
Essa receitinha é perfeita para dias quentes, piqueniques e passeios na praia.
Bebê saudável, mamãe feliz